sábado, 25 de fevereiro de 2012

SOBRE CONCURSO PARA MAGISTÉRIO ESTADUAL

Oi gente!!

Estou voltando á rotina, depois de umas bens merecidas férias... Pois eis que me encontro estudando para o concurso para professor, mas olha que dá vontade de desistir, pois o salário da nossa categoria é vergonhoso...
Pior é que em torno de 60.000 candidatos irão fazer esse concurso... Pessoas preparadas, outras nem tanto, mas todas com o mesmo desejo: mudar a nossa sociedade, através da educação. Tarefa complicada nos dias atuais, pois bem sabemos que está difícil lidar com os problemas que nossos jovens estão trazendo...
Em breve irei publicar alguns materiais de início de conteúdo, para os meus alunos do Ensino Médio.

Beijos

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A PROFISSÃO DE HISTORIADOR

Profissão de Historiador: mais um passo para a regulamentação.



Desde o ano passado que venho publicando notícias/informativos sobre a profissão de Historiador e sua regulamentação.


Eis que dia 16/11/2011, saiu a notícia que a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta o exercício da profissão de historiador. A matéria ainda seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para análise, mas tudo indica que estamos no caminho certo.

Confira abaixo a matéria na íntegra:


COMISSÃO APROVA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE HISTORIADOR

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou proposta que regulamenta o exercício da profissão de historiador. De acordo com a proposta, historiador é o profissional responsável pela realização de análises, de pesquisas e de estudos relacionados à compreensão do processo histórico e pelo ensino da História nos diversos níveis da educação.
O texto aprovado é o Projeto de Lei 7321/06, do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que tramita apensado ao PL3759/04, do ex-deputado Wilson Santos. A relatora, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), recomendou a aprovação do projeto apensado, com emenda, e a rejeição do projeto principal. Segundo ela, os projetos regulam a matéria em termos análogos, mas o PL 7321/06 não obriga o Poder Executivo a criar conselho de fiscalização do exercício profissional, como faz o PL 3579/04 – o que é inconstitucional. “Tais conselhos são considerados autarquias especiais e só podem ser criados por meio de lei de iniciativa do Presidente da República”, explica.
O PL 7321/06 prevê, porém, a inscrição do historiador em conselho de fiscalização do exercício profissional. A emenda da relatora retira essa previsão.

Profissionais habilitados
Segundo o projeto, poderão exercer a profissão de historiador no País:
- quem tiver diploma de nível superior em História, expedido no Brasil, por instituições de educação oficiais ou reconhecidas pelo governo federal;
- os portadores de diplomas de nível superior em História, expedidos por escolas estrangeiras, reconhecidas pelas leis de seu país e que revalidarem seus diplomas de acordo com a legislação em vigor;
- os diplomados em cursos de mestrado ou de doutorado em História, devidamente reconhecidos;
- os que, na data da entrada em vigor desta lei, tenham exercido, comprovadamente, durante o período mínimo de cinco anos, a função de historiador.

Para exercerem as funções relativas ao magistério em História, os profissionais deverão comprovar formação pedagógica exigida em lei.

Atividades
A proposta também define as atividades e funções dos historiadores, entre elas:
- planejar, organizar, implantar e dirigir serviços de pesquisa histórica, de documentação e informação histórica;
- planejar o exercício da atividade do magistério, na educação básica e superior, em suas dimensões de ensino e pesquisa;
- elaborar critérios de avaliação e seleção de documentos para fins de preservação;
- elaborar pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos e trabalhos sobre assuntos históricos;
- assessorar instituições responsáveis pela preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural (museus, arquivos, bibliotecas).

Tramitação
A matéria segue para a análise, em caráter conclusivo, da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:
Reportagem – Lara Haje
Edição – Regina Céli Assumpção

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Salman Khan - O melhor professor do mundo

Trata-se de artigo sobre um destes gênios do nosso tempo, um americano de origem indiana, chamado Salman Khan, que aos 34 anos de idade é formado em matemática, ciência da computação e engenharia elétrica pelo Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT).

A grande proeza deste professor é que ele resolveu estudar e dar aulas sobre os mais diversos assuntos, da forma menos complicada possível, e publicá-las em forma de vídeos no Youtube.
Quem é fã de carteirinha dele é nada mais nada menos que Bill Gates, gênio fundador da Microsoft, que afirmou ter inveja da forma genial como ele ensina, e resolveu bancá-lo financeiramente, dando-lhe inclusive uma ajuda inicial de 1, 5 milhões de dólares.

Mas, o melhor da notícia vem agora:
1) as milhares de aulas que ele produz (em inglês), sobre matemática, química, biologia, história, astronomia, etc. estão disponíveis gratuitamente no Youtube, através do site: www.khanacademy.org;
2) A Fundação Lemann, do Brasil, fez uma parceria com a Intel e está traduzindo estas aulas para o português, e desde o último sábado (28/01) estão sendo disponibilizadas no endereço: www.fundacaolemann.org.br.


Fonte: http://blogdoalexandremarinho.blogspot.com/2012/01/salman-khan-o-melhor-professor-do-mundo.html